Anotações sobre
a palestra de HUMBERTO MATURANA, em 29 de setembro – SENAC
Amar Educa.
-De onde surgem os preconceitos.
Dos nossos julgamentos? Da cultura em que vivemos? Da moral? Do
conhecimento?
-Co inspirando: O que é uma conferencia? É um converser amplo. Um entrelaçamento
de linguagem dos sentidos e das emoções. Imersos em redes de conversação
são os sentires e as emoções que ustentam o fazer de viver e conviver.
·-Fazer. Perguntamos por quem faz e não pelo ser. Quem é você? Esta é a
pergunta essencial da filosofia. Estamos fazendo uma mudança de pergunta:
Como você faz o que você faz.? Não tem
resposta. É uma Idéia. Conhece Te a ti Mesmo. Orquestrar é
conhecer a essência de algo.
- Eu posso dizer como fazemos a orquestra do que fazemos. Quando eu
conheço. Eu deixo de lado. Não vejo mais. Não tem mais presença. Não quero conhece-los por que assim eu já sei
como vocês são.
·-
Porque somos seres biologicos. Culturais. O que tem a ver a
biologia conosco? Somos uma dinâmica molecular autopoiética.
Não fazemos nenhum esforço para estarmos Vivos.
- Somos sistemas moleculares. Somos seres moleculares.
Somos sistemas autopoiética. Mudanças de moléculas que
consistem no mesmo sistema. Nós produzimos a nós mesmos. Então o que somos pode mudar….
·-Vivemos como Totalidade. Temos uma estrutura dinâmica estamos
constantemente mudando. O contexto se refere ao nicho. Ao entorno.
Que nos configura. A conservação de um sistema autopoiėtico. Este
nicho é uma boa terra. Todos pertencemos. Na tradição crista temos um
conhecimento dos textos evangélicos. Parábola do semeador. Algumas sementes não
florescem. Outras caem entre as pedras. Outras cáem em boa terra.
-Seu nicho ecológico. O espaço onde se faz possível o seu existir. E
vamos estando neste espaço. No útero. Nesta matriz primeira, o útero nos
acolheu. Muitas vezes não nos encontramos em boa terra. O
espaço que nos acolhe de amar de escutar. Nascemos como seres amorosos no
espaço de sermos quem já somos. É uma confiança natural. De que seremos
aceitos amados, queridos de que não vamos cair.
--Nascemos como seres
confiantes de que seremos amados, queridos. Vivemos em uma cultura onde a terra
muitas vezes não e boa. A cultura é como a água para o,peixe. Não
temos consciência. Tem a ver com o não ser escutado, ser visto. Esta boa
terra é necessária e fundamental. Se pensarmos como um camponês que põe
sua semente na terra que cultiva um certo tipo de planta tem que deixá- la
descansar. A planta recebe alimentos da
terra e essa troca. A terra a transforma e a semente também. Uma
transformação coerente.
- -Na medida que na convivência crescerá uma
adulto que cria dor ou amor ao seu redor.
- Estamos nos transformando o tempo todo. Estamos transformando o futuro
da humanidade. Ex um prof. de matematica. Que ama o matematizar. Ama a criança.
Fica atento porque nesta relação o professor o leva a viver. E assim vivemos em
um ciclo. Esta tudo nos livros. Na internet. Se o outro faz uma
pergunta. Nos mostra onde estamos com relação a eles. E se não há
perguntas, não há relação.
·
Nascemos como seres amorosos, criativos, inteligentes. O que este ser
conheceu? Em que água estivemos submersos? Que cultura é
essa? Deste encontro nao é trivial. Os dois vão se
transformando de uma forma que os doís se transformam. Quando a criança faz
perguntas a criança esta se relacionado. Neste processo, somos maravilhosamente
responsáveis pelo que dizemos e pelas circunstancias do que dizemos mas não somos
responsáveis pelo que os outros escutam… Como nos transformamos juntos…. Nao
podemos especificar o que o outro escuta.
·
Pode ser que escutamos de forma passiva." Por que eu sei eu estudei…. "Neste
espaço fechamos todo espaço de conversação e quando um tem a verdade o outro
nao tem chance nenhuma.
·
Este espaço de quere objetividade. Ser
objetivo é outro pensar como eu penso?
Você nao sabe o que eu sei. ..... Isso
acontece na pratica diária. O
mundo que trazemos é distinto. Vivemos em uma cultura de prejuízo
(acusações, culpa, julgamento). Se eu tenho prejuízo com o outro eu não o
escuto.
·
As crianças são esponjas.
·
Professor a. E aprofessor. B. Dois escutares distintos.
Um coloca no aluno o boné de burro. Iremos colocando rótulos e assim iremos cultuando sua
identidade de "incapaz".
Uma
atitude o sistema nervoso nao distingue o que é a realidade da fantasia.
·
Vivemos como valido este mundo dualista de bom ou mal
·
Todos cometemos erros. E esses erros nao são intencionais.
Vivemos um viver que eu sou pobre vitima de todos essas pessoas….. Será que é assim? As pessoas fizeram o que puderam.
Os pais fizeram o que puderam. Quando percebem com
consciência. É uma experiência de vida. Eu me dei conta. Com
consciência. Quando nao pede desculpa pode pedir reconhecimento e
autenticidade. E nao fiz isso intencional. Quando
me tratam como mentiroso. Nao me reconhecem. Quando eu casei era valido.
Era o que eu queria. Hoje eu quero um viver distinto. Isso é
uma condição biológica. O que esta vivo em mim?. Naquele momento
era valido.
·
Somente percebemos depois que vivemos.
·
Qual é o critério para dizer que o louco é louco? Ilusões nao são falhas
do nosso sistema nervoso. Ex. Vamos em ferias pescar trutas. OPS. Ela caiu no
anzol e se equivocou??? Todos nos seres vivos somos Assim. As ilusões são
aspectos do nosso viver relacional.
·
O sistema nervoso nao distingue realidades virtual.
·
Para o sistema nervoso é valido no momento em que vive. Quando as pessoas
se esquivocam? Todos os seres humanos se equivocam. Somos igualmente
inteligentes.
·
A inteligência… que fazemos
em nossa cultura. Planificamos fazendo projetos. Planificamos tudo e queremos encaixar o contexto no que
planejamos.
·
·
Em outros domínios de conversação. Somos igualmente inteligentes.
As dificuculades nao são de inteligência são de emoções. Os atrasos nao são
de inteligência e sim por que no espaço relacional existe alguma dificuldade
emocional.
·
Os conflitos humanos. Somos seres autopoiėtica e um milagre diário. Esses seres
maravilhosos…. os humanos...
·
Quanto mais diplomas mais inteligência?
·
Podemos perguntar duas coisas:
Quanto deixamos o fluir. Escutamos? Quanto escutamos.
Vivemos esta plasticidade? O que resulta é parte do processo. Em geral as
crianças se atrasam por que os professores nao tem tempo. Estar disposto a entrar
na dinâmica de escutar. Para que a criança possa seguir depois.
·
A pior forma de educar é o medo. O medo me paralisa. Porque buscamos
aprovação do entorno. Como o outro
surge como um outro? De sua própria legitimidade. Viver sem exigência.
Depois que eu o vejo seguimos juntos. Amar nõe é romântico
nao é bom. Amar é nossa constituição bilogica. Podemos cultivar nosso
mundo. Podemos cultivar nossa terra. A pista já esta aí…. Deixár que
apareça. Sem julgamento.
·
Nao quero ir para escola por que o professor não me quer. Não merece,
nao me quer, nao me escuta. Nao me vê, nao me quer. Se nao tem
tempo como criar um espaço relacional.? As crianças querem fazer as coisas direito.
·
As crianças querem fazer as coisas direito. Queremos fazer
corretamente e se você não me quer, não me vê. Amar educa ao ver. Educação
e transformação na convivência.
·
E leArning.
·
A sensibilidade do bebê requer tato acariciador.
·
A confiança se relaciona com uma múltipla percepção sensorial. Não esqueçamos que até os 10 anos a corporalidade e muito importante. O que é humano. O humanom surge no espaço de conviver. O que nos faz humanos é a
linguagem e a conversação.
·
Por que tipo de convivência eu quero? O encontro do abraço? É
diferente em um encontro…
Para nos perguntar o que muda????
·
Tudo muda em torno das relações que se conservam….
·
Qual é o modo de vida. Também temos oportunidade. Que
tipo de convivência queremos onde não se perca o humano o que nos faz humanos e a
convivência. Que mundo queremos?
Biologia
cultural. Juntos. Não separados.
As coisas que
fazemos. Para eu me sentir bem eu preciso ser visto.
Podemos fazer
uma educação amorosa. Abrir o espaço de
consciência para um espaço de convivência.
Quando o jovem
aprende um modo de viver. Que modo ele aprendel? Qual será a a nova linhagem humana. As
crianças nascem e o que se passa no útero também é parte do que a criança vai ser no seu viver.
Viver em um
espaço com mais consciência. Ensinar e educar. Ensinar pode sem
usado para mostrar. Educar tem haver com a convivência.
Como se Faz? Exemplo:
Pai, como se
faz?
Alternativa 1 –
O pai diz como faz e mostra como faz – Uma distância
Alternativa 2 –
O pai pede para olhar no google – Uma distância
Alternativa 3 –
O pai faz junto
Qual é a relação
mais próxima e amorosa?
É um ato de
maldade copiar da internet? Qual é a relacção que queremos estabelecer com os jovens?
Queremos seres autonomos. Que se repetem a si mesmos.
Mas, mais do mesmo? O que você quer? As crianças
buscam se individualizar. Você vai refletir por si mesmo. Vou me
individualizar. Autonomia sensorial, reflexiva. O que conduz um professor
a ensinar uma pessoa a ser autônoma com respeito por si mesmo.
Como distinguir
o educar do julgar. Sem julgamentos.
Mostrar como um convite
O modo de viver
na rua é um modo de viver é legitimo para ele. Para mostrar outro
modo de viver porque se eu os tiro deste modo de viver preciso dar apoio integral para o novo.
Vivi um modo de
viver que me traíram de toda parte eu não nasci delinqüente eu me fiz
delinqüente. Ate que ponto estamos dispostos a dar uma oportunidade
verdadeira???
Nao é só uma
intervenção e sim uma intervenção sistêmica que traz resultados
Todos seres
humanos somos seres humanos.
Somos feitos para nascer assim. Amorosos. Esta é nossa biologia.
Homo sapiens.
Sapiens amans para evocar que este sapiens ocorre em um espaço de
convivência.
Cada vez que se
mete na onipotência e na arrogância o homem se destrói. Nao estamos
falando de conceitos quando falamos de amar. Falamos da vida de
cotidiano.
Éscola
matriztica Brasil.
Ximena - quando escuto educação por
competências eu escuto descriminação. Uma forma Dualista. Causal. De
que há menos e mais.
Como acontece a
formação das pessoas no grupo?
Um modo de
sentir. De onde escolhemos este ou aquele. Estão
conservando algo. As pessoas tem projetos comuns. E geram
consciência coletiva. Dar se conta. Quando nos
perguntamos porque fazemos o que fazemos tomamos consciência. Dar se
conta do que estou fazendo. Na dinâmica relacional este dar-se conta.
Perceber o que você esta fazendo na vida. Vivemos sem
responsabilidade por que não nos damos conta de quer criamos o mundo em que vivemos. Toda
essa conversação. O dar-se conta acontece através de conviver com pessoas
que inspiram.
Vivemos sempre
um presente que muda podemos sempre transformar nosso viver. A história.
Somos produtos da história mas o viver acontece no presente. O presente é tudo o que temos. Se nos amamos vão nos amar e que somos seres amorosos.
Criando os mundos que vivemos no aqui e agora.
Esperança não é
esperar algo. Podemos fazer coisas para transformar.
A vida é simples
o viver é simples desfrutar. Nóss geramos o mundo que vivemos viver é um
milagre. Geraremos um processo sistêmico. Essa é a esperança
que podemos mudar. Nos nao trazemos uma boa nova.
A diferença é que somos conscientes da forma como queremos
viver isso.
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