segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Compartilho minhas anotações da palestra com os grande mestres HUMBERTO MATURANA E XIMENA DÁVILA no SENAC - Sábado dia 29 de setembro.






Anotações sobre a palestra de HUMBERTO MATURANA, em 29 de setembro – SENAC


Amar Educa.


-De onde surgem os preconceitos.  Dos nossos julgamentos? Da cultura em que vivemos? Da moral? Do conhecimento?
-Co inspirando: O que é uma conferencia?  É um converser amplo. Um entrelaçamento de linguagem dos sentidos e das emoções.  Imersos em redes de conversação são os sentires e as emoções que ustentam o fazer de viver e conviver.
·-Fazer. Perguntamos por quem faz e não pelo ser. Quem é você? Esta é a pergunta essencial da filosofia.  Estamos fazendo uma mudança de pergunta: Como você faz o que você faz.? Não tem resposta.  É uma Idéia.  Conhece Te a ti Mesmo. Orquestrar é conhecer a essência de algo.

- Eu posso dizer como fazemos a orquestra do que fazemos.   Quando eu conheço. Eu deixo de lado. Não vejo mais. Não tem mais presença.  Não quero conhece-los por que assim eu já sei como vocês são.

·- Porque somos seres biologicos. Culturais.   O que tem a ver a biologia conosco?   Somos uma dinâmica molecular autopoiética.  Não fazemos nenhum esforço para estarmos Vivos.

- Somos sistemas moleculares.   Somos seres moleculares.  Somos sistemas autopoiética. Mudanças de moléculas que consistem no mesmo sistema.  Nós produzimos a nós mesmos.  Então o que somos pode mudar….

·-Vivemos como Totalidade.  Temos uma estrutura dinâmica estamos constantemente mudando.  O contexto se refere ao nicho.  Ao entorno.  Que nos configura.  A conservação de um sistema autopoiėtico.  Este nicho é uma boa terra.  Todos pertencemos. Na tradição crista temos um conhecimento dos textos evangélicos. Parábola do semeador. Algumas sementes não florescem. Outras caem entre as pedras.  Outras cáem em boa terra.

-Seu nicho ecológico. O espaço onde se faz possível o seu existir. E vamos estando neste espaço. No útero.  Nesta matriz primeira, o útero nos acolheu.   Muitas vezes não nos encontramos em boa terra.  O espaço que nos acolhe de amar de escutar.  Nascemos como seres amorosos no espaço de sermos quem já somos. É uma confiança natural.  De que seremos aceitos amados, queridos de que não vamos cair.  
--Nascemos como seres confiantes de que seremos amados, queridos. Vivemos em uma cultura onde a terra muitas vezes não e boa.  A cultura é como a água para o,peixe.  Não temos consciência. Tem a ver com o não ser escutado, ser visto.  Esta boa terra é necessária e fundamental.  Se pensarmos como um camponês que põe sua semente na terra  que cultiva um certo tipo de planta tem que deixá- la descansar.  A planta recebe alimentos da terra e essa troca. A terra a transforma e a semente também.  Uma transformação coerente.   
  
- -Na medida que na convivência crescerá uma adulto que cria dor ou amor ao seu redor.

Estamos nos transformando o  tempo todo. Estamos transformando o futuro da humanidade.  Ex um prof. de matematica. Que ama o matematizar. Ama a criança. Fica atento porque nesta relação o professor o leva a viver. E assim vivemos em um ciclo.  Esta tudo nos livros. Na internet.  Se o outro faz uma pergunta.  Nos mostra onde estamos com relação a eles. E se não há perguntas, não há relação.
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   Nascemos como seres amorosos, criativos, inteligentes.  O que este ser conheceu?   Em que água estivemos submersos?  Que cultura é essa?   Deste encontro nao é trivial.  Os dois vão se transformando de uma forma que os doís se transformam. Quando a criança faz perguntas a criança esta se relacionado. Neste processo, somos maravilhosamente responsáveis pelo que dizemos e pelas circunstancias do que dizemos mas não somos responsáveis pelo que os outros escutam… Como nos transformamos juntos…. Nao podemos especificar o que o outro escuta.  

·      Pode ser que escutamos de forma passiva." Por que eu sei eu estudei…. "Neste espaço fechamos todo espaço de conversação e quando um tem a verdade o outro nao tem chance nenhuma.   

·      Este espaço de quere objetividade.  Ser objetivo é  outro pensar como eu penso?   Você nao sabe o que eu sei.   .....  Isso acontece  na pratica diária.  O mundo que trazemos é distinto.  Vivemos em uma cultura de prejuízo (acusações, culpa, julgamento). Se eu tenho prejuízo com o outro eu não o escuto.

·      As crianças são esponjas.    

·      Professor a. E aprofessor. B.   Dois escutares distintos.   Um coloca no aluno o boné de burro. Iremos colocando rótulos e assim iremos cultuando sua identidade de "incapaz".   

Uma  atitude o sistema nervoso nao distingue o que é a realidade da fantasia.
·      Vivemos como valido este mundo dualista de bom ou mal
·      Todos cometemos erros.  E esses erros nao são intencionais.  Vivemos um viver que eu sou pobre vitima de todos essas pessoas….. Será que é assim?     As pessoas fizeram o que puderam.   Os pais fizeram o que puderam.  Quando percebem com consciência.   É uma experiência de vida.  Eu me dei conta. Com consciência.   Quando nao pede desculpa pode pedir reconhecimento e autenticidade.   E nao fiz isso intencional.    Quando me tratam como mentiroso. Nao me reconhecem.  Quando eu casei era valido.  Era o que eu queria.   Hoje eu quero um viver distinto. Isso é uma condição biológica.  O que esta vivo em mim?.  Naquele momento era valido.   

·      Somente percebemos depois que vivemos.    

·      Qual é o critério para dizer que o louco é louco? Ilusões nao são falhas do nosso sistema nervoso. Ex.  Vamos em ferias pescar trutas. OPS.  Ela caiu no anzol e se equivocou??? Todos nos seres vivos somos Assim. As ilusões são aspectos do nosso viver relacional.
·      O sistema nervoso nao distingue realidades virtual.  
·      Para o sistema nervoso é valido no momento em que vive. Quando as pessoas se esquivocam? Todos os seres humanos se equivocam.  Somos igualmente inteligentes.

·       A inteligência…  que fazemos em nossa cultura. Planificamos fazendo projetos.  Planificamos tudo  e queremos encaixar o contexto no que planejamos.
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·      Em outros domínios de conversação.  Somos igualmente inteligentes.  As dificuculades nao são de inteligência são de emoções. Os atrasos nao são de inteligência e sim por que no espaço relacional existe alguma dificuldade emocional.
·      Os conflitos humanos.  Somos seres autopoiėtica e um milagre diário. Esses seres maravilhosos…. os humanos...
·     
   Quanto mais diplomas mais inteligência?     

·      Podemos perguntar duas coisas:  Quanto deixamos o fluir. Escutamos?  Quanto escutamos.  Vivemos esta plasticidade? O que resulta é parte do processo. Em geral as crianças se atrasam por que os professores nao tem tempo. Estar disposto a entrar na dinâmica de escutar. Para que a criança possa seguir depois.

·      A pior forma de educar é o medo. O medo me paralisa. Porque buscamos aprovação do entorno. Como o outro surge como um outro? De sua própria legitimidade.  Viver sem exigência.  Depois que eu o vejo seguimos juntos.   Amar nõe é romântico nao é bom. Amar é nossa constituição bilogica.  Podemos cultivar nosso mundo.  Podemos cultivar nossa terra. A pista já esta aí….  Deixár que apareça.  Sem julgamento.  

·      Nao quero ir para escola por que o professor não me quer.  Não merece, nao me quer, nao me escuta.  Nao me vê, nao me quer.  Se nao tem tempo como criar um espaço relacional.? As crianças querem fazer as coisas direito.  

·      As crianças querem fazer as coisas direito.  Queremos fazer corretamente e se você não me quer, não me vê.  Amar educa ao ver. Educação e transformação na convivência.   

·      E leArning.  

·      A sensibilidade do bebê requer tato  acariciador.  

·      A confiança se relaciona com uma múltipla percepção sensorial. Não esqueçamos que até  os 10 anos a corporalidade e muito importante.  O que é  humano. O humanom surge no espaço de conviver. O que nos faz humanos é a linguagem e a conversação.

·      Por que tipo de convivência eu quero?  O encontro do abraço? É diferente em um encontro… 
     Para nos perguntar o que muda???? 
·      Tudo muda em torno das relações que se conservam….

·      Qual é o modo de vida.  Também temos oportunidade.   Que tipo de convivência queremos onde não se perca o humano o que nos faz humanos e a convivência.   Que mundo queremos?

Biologia cultural.  Juntos. Não separados.

As coisas que fazemos. Para eu me sentir bem eu preciso ser visto.

Podemos fazer uma educação amorosa.  Abrir o espaço de consciência para um espaço de convivência.   
Quando o jovem aprende um modo de viver.  Que modo ele aprendel? Qual será a a nova linhagem humana.  As crianças nascem e o que se passa no útero também é parte do que a criança vai ser no seu viver. 


Viver em um espaço com mais consciência.   Ensinar e educar.  Ensinar pode sem usado para mostrar.   Educar tem haver com a convivência.  Como se Faz?   Exemplo:
Pai, como se faz?
Alternativa 1 – O pai diz como faz e mostra como faz – Uma distância
Alternativa 2 – O pai pede para olhar no google – Uma distância
Alternativa 3 – O pai faz junto

Qual é a relação mais próxima e amorosa?


É um ato de maldade copiar da internet?   Qual é a relacção que queremos estabelecer com os jovens?     Queremos seres autonomos. Que se repetem a si mesmos.   Mas, mais do mesmo?  O que você quer?   As crianças buscam se individualizar.  Você vai refletir por si mesmo.  Vou me individualizar. Autonomia sensorial, reflexiva.  O que conduz um professor a ensinar uma pessoa a ser autônoma com respeito por si mesmo.   

Como distinguir o educar do julgar.  Sem julgamentos.  Mostrar como um convite

O modo de viver na rua é um modo de viver é legitimo para ele.   Para mostrar outro modo de viver porque se eu os tiro deste modo de viver preciso dar apoio integral para o novo. 

Vivi um modo de viver que me traíram de toda parte eu não nasci delinqüente eu me fiz delinqüente.   Ate que ponto estamos dispostos a dar uma oportunidade verdadeira???    
Nao é só uma intervenção e sim uma intervenção sistêmica que traz resultados 

Todos seres humanos somos seres humanos.   

Somos feitos para nascer assim.  Amorosos.  Esta é nossa biologia.  

Homo sapiens.  Sapiens amans para evocar que este sapiens ocorre em um espaço de convivência.  

Cada vez que se mete na onipotência e na arrogância o homem se destrói.   Nao estamos falando de conceitos quando falamos de amar.   Falamos da vida de cotidiano.   


Éscola matriztica Brasil.    

Ximena - quando escuto educação por competências eu escuto descriminação.    Uma forma Dualista. Causal. De que há menos e mais.   

Como acontece a formação das pessoas no grupo?    
Um modo de sentir.   De onde escolhemos este ou aquele.   Estão conservando algo.  As pessoas tem projetos comuns.  E geram consciência coletiva.  Dar se conta.    Quando nos perguntamos porque fazemos o que fazemos tomamos consciência.  Dar se conta do que estou fazendo.  Na dinâmica relacional este dar-se conta.  Perceber o que você esta fazendo na vida.   Vivemos sem responsabilidade por que não nos damos conta de quer  criamos o mundo em que vivemos.   Toda essa conversação.  O dar-se conta acontece através de conviver com pessoas que inspiram.  

Vivemos sempre um presente que muda podemos sempre transformar nosso viver.  A história. Somos produtos da história mas o viver acontece no presente.  O presente é tudo o que temos.  Se nos amamos vão nos amar e que somos seres amorosos.  Criando os mundos que vivemos no aqui e agora.  

Esperança não é esperar algo.  Podemos fazer coisas para transformar.   
A vida é simples o viver é simples desfrutar. Nóss geramos o mundo que vivemos viver é um milagre.   Geraremos um processo sistêmico.  Essa é a esperança que podemos mudar.    Nos nao trazemos uma boa nova.   A diferença é que somos conscientes da forma como queremos viver isso.   




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