Este momento pode ser mais efetivo quando visto como uma oportunidade de se desenvolver, não como crítica.
Sabe
o frio na barriga que sentimos quando sabemos que precisamos dar um
feedbackdifícil para um subordinado? E o nervosismo antes daquela
reunião em que sabemos que vamos receber um feedback? Sim, mas – ainda
bem – existem algumas coisas que podemos fazer para facilitar este
processo.
Dar feedback é uma das coisas mais importantes que podemos fazer como líderes, porque é por meio dele que podemos ajudar alguém a se desenvolver.
Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis porque, infelizmente,
temos o costume de enxergá-lo como uma crítica – e não gostamos de
criticar os outros, muito menos de ser criticados.
Para começar, podemos mudar um pouco esta abordagem. Se passarmos a enxergar o feedback como algo construtivo,
que fazemos porque queremos bem àquela pessoa e desejamos ajudá-la,
fica bem mais fácil. Na verdade, dar feedback é algo que só fazemos
quando nos preocupamos com o outro. Caso contrário, deixamos de lado com
a ideia de que “não adianta mesmo” ou “não vai fazer diferença”. Este é
um dos pontos mais importantes para um bom feedback: que seja
bem-intencionado. Além disso, para que seja efetivo, é preciso que seja específico e
refira-se a um comportamento observado sobre o qual a pessoa possa
fazer algo a respeito, evitando generalizações e julgamentos. Deve ainda
ser dado de forma direta. Esqueça aquela técnica do sanduíche – falar
algo bom, algo ruim e algo bom no final – isso pode confundir seu
interlocutor.
O feedback ideal segue uma regra bem simples: dê o contexto,
exemplifique o comportamento observado e explique o impacto que este
comportamento teve em você, no time ou na organização. Termine com uma sugestão da mudança que gostaria de ver.
Por exemplo: “Nas últimas três reuniões você chegou atrasado, fazendo
com que nós perdêssemos tempo retomando assuntos e não conseguíssemos
finalizar no horário e cobrir toda a agenda. Você poderia chegar na hora
a partir de hoje, por favor?” Simples e de fácil entendimento, não é?
Lembre-se, por fim, que receber feedback também é difícil e geralmente
ativa nossos mecanismos de defesa. Use a sua empatia para colocar-se no
lugar do outro e pensar sobre como ele está recebendo a mensagem. Caso
seja você a receber o feedback, procure não discuti-lo ou rebatê-lo de
imediato. Se a pessoa está investindo nisso o tempo dela, é porque se
preocupa com você e quer ajudá-lo. Escute, entenda a perspectiva do outro
e reflita sobre ela. Depois, se for o caso, volte a conversar com a
pessoa sobre o assunto. Mas somente depois de refletir. Como dizia um
antigo chefe: “Feedback é um ato de amor. Não discuta, registre e
reflita sobre o que quer fazer a respeito!”
Márcia Veras é coach executiva e consultora em Gente & Gestão.
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