quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A GANTUS & CIA ATRAVÉS DA CONSULTORA CRISTIANE GANTUS É EXAMINADORA DO PNQ CICLO 2011


NOTÍCIAS

Mês: 7/2011


Examinadores do PNQ consideram aprendizado na banca equivalente a MBA em gestão

Participar como examinador de um importante processo de premiação, como o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), é muito mais do que simplesmente escolher as empresas que serão reconhecidas por suas práticas de excelência da gestão. Todo o trabalho minucioso de análise das candidatas se reverte em um amplo aprendizado, que move centenas de voluntários e torna seu esforço compensador. Esta equipe, formada por examinadores, examinadores seniores, orientadores e juízes, atua em um processo que chega a durar seis meses.

Acumulando esta atividade com o cargo exercido nas empresas em que trabalham, essas pessoas encontram na aprendizagem prática, no benchmarking e na rica rede de contatos, feita durante o processo, os principais benefícios que os motivam a atuar no PNQ. Ao vivenciar intensamente o exercício de liderança, do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe, os voluntários acumulam não somente uma experiência profissional de alto nível ao seu currículo, mas também um conhecimento qualificado que podem levar aos seus negócios e fazê-los prosperar.

Alguns integrantes deste time acreditam que o trabalho de analisar, pontuar e visitar as organizações que concorrem ao PNQ tem o mesmo peso de um curso superior. Para Maria Cristina Alexandre Costa, que atua há doze anos no ciclo do PNQ, a participação na banca examinadora do prêmio é como fazer um MBA em gestão de forma intensiva. "Ter a oportunidade de fazê-lo como orientadora equivale a um doutorado em gestão. Isso melhora minha vida profissional de maneira tão expressiva que é difícil mensurar o impacto dessa vivência", explica.

No entanto, oportunidades como esta demandam grandes responsabilidades. Sara Rohenkohl, examinadora sênior do PNQ desde 2007, ressalta que o trabalho da banca se desdobra em um instrumento valioso para as organizações participantes, na medida em que oferece a essas empresas a chance de observar seus pontos fracos e oportunidades de melhoria. "Atuamos como orientadores e mentores, ajudando o desenvolvimento de habilidades comportamentais nas equipes e ajudando-as a 'fotografar', com maior precisão, o estágio de evolução do seu negócio. A responsabilidade é enorme, pois devemos assegurar que, ao final do processo, o relatório de avaliação entregue tenha valor para as empresas", destaca.

Somados estes fatores, o PNQ se revela não somente um reconhecimento às organizações com as melhores práticas de excelência em gestão, mas também um exercício constante e simultâneo de ensino e aprendizagem, para quem contribui com a avaliação e escolha das empresas. Após o longo trabalho, esta equipe de examinadores voluntários tem seu esforço recompensado pela oportunidade de atualização de seus conhecimentos e pela prestigiada contribuição com a causa da excelência da gestão e com o aumento da competitividade empresarial no país.

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