quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Disfunções de uma equipe que podem ser trabalhadas com o Desenvolvimento de Equipes



Os cinco problemas que normalmente acabam com as equipes de trabalho:

1 - Falta de confiança. Quando os membros não são verdadeiramente abertos uns os outros sobre seus erros ou fraquezas, torna-se impossível criar uma base de confiança. Somente quando os membros da equipe sentem-se verdadeiramente confortáveis em se expor uns com os outros é que começam a agir sem a preocupação de proteger a si mesmos. Como resultado, eles podem concentrar toda a sua energia nos trabalhos que tem a sua frente ao invés de serem estrategicamente hipócritas ou políticos uns com os outros.

2 - Medo do conflito – Muitas vezes as equipes varrem os conflitos para debaixo do tapete por medo do confronto face-a-face ou com receio de magoar as pessoas, condenando-se a lidar sempre com os mesmos problemas. A melhor abordagem é o diálogo aberto e respeitoso, que traz questões que afetam o desempenho e a produtividade para a luz do dia. Equipes que se envolvem em conflitos produtivos sabem que seu único propósito é produzir a melhor solução possível, no menor espaço de tempo. Estas equipes discutem e resolvem problemas de maneira completa e mais rápida do que outras e emergem sem melindres ou sentimentos “mal resolvidos” e sim com entusiasmo e disponibilidade para assumir a próxima questão importante.

3 - Falta de compromisso. Isso acontece quando todos os membros da equipe não “compram” ou não se comprometem com as decisões tomadas pelo grupo, por fofocas ou pela tomada de decisões fora do grupo. Grandes equipes encontram maneiras de conseguir compromisso, mesmo quando parece impossível todos estarem totalmente de acordo. Eles entendem que as pessoas de bom senso não precisam ter suas decisões aprovadas, mas precisam saber que suas opiniões foram ouvidas e consideradas.

4 - Fugir de responsabilidades. Isso ocorre quando os líderes de uma equipe ou membros da própria equipe não conseguem dar feedback sobre ações e comportamentos que minam a equipe.
Os membros da equipe que estão particularmente próximos, por vezes, hesitam em responsabilizar o outro, precisamente por que eles temem comprometer relações pessoais valiosas. Ironicamente, isso só faz as relações deteriorarem-se pois os membros da equipe começam a ressentir-se uns com os outros.

5 - Falta de Foco. Isso acontece quando os membros da equipe colocam suas necessidades individuais acima dos objetivos coletivos da equipe. Alguns podem se concentrar em progredir e melhorar suas perspectivas de carreira individual em detrimento da equipe, em outros casos, algumas equipes simplesmente não são voltadas para resultados. Elas não vivem ou respiram para atingir objetivos significativos, mas sim para simplesmente existir ou sobreviver. Infelizmente, para estes grupos, nenhuma quantidade de confiança, conflitos, compromisso ou responsabilidade pode compensar a vontade de vencer

Artigo extraído com permissão de The Five Dysfunctions of a Team, (Jossey-Bass 2002)

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