terça-feira, 29 de março de 2016

SMART



O que são os critérios SMART?


Os critérios SMART são cinco regras para você definir objetivos funcionais. Essas regras podem ser facilmente lembradas pelo acrônimo SMART, onde cada letra remete a uma das regras.
Para definir um objetivo através dos Critérios SMART, você deve primeiro esboçá-lo e então verificar se ele respeita cada uma das cinco regras. Caso ele não se adeque a algum dos critérios, você deve ajustá-lo. Você deve repetir a verificação e fazer ajustes até que o seu objetivo esteja de acordo com todos os critérios SMART.
As cinco regras são:
Specific (Específico): O seu objetivo deve ser focado e bem definido. Objetivos como “conseguir mais cliente” ou “emagrecer”, por exemplo, não são específicos. Eles seriam muito melhores se fossem “conseguir 10 clientes” ou “emagrecer 10kg”.
Measurable (Mensurável): Deve ser possível medir o progresso do seu objetivo. Por exemplo, um objetivo como “fazer os clientes mais felizes” seria melhor se fosse “receber 100 avaliações positivas”.
Attainable (Alcançável): O seu objetivo deve ser realista. Um objetivo que não tem nenhum indicador de que pode ser realizado não tem utilidade.
Relevant (Relevante): O seu objetivo deve ser realmente importante para você ou para sua empresa. Você deve se perguntar se o esforço para realizar este objetivo vai compensar caso ele seja alcançado.
Time-based (Tempo Limite): O seu objetivo deve ter uma data limite para ser alcançado. Se você não definir um tempo para o seu objetivo todos os esforços colocados nele vão diminuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário