O que é Business Model Canvas e Business Model Generation?
O Business Model Canvas, ou simplesmente “canvas”, é um documento de uma única página que descreve todos os grandes aspectos do seu negócio. Ele é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a montagem e a documentação do seu modelo de negócios, muitas vezes substituindo um plano de negócios.
O canvas tem o seguinte formato:
O canvas foi formalizado no livro “Business Model Generation”, do Alexander Osterwalder e do Yves Pigneur, e tem sido muito utilizado por startups para estruturar seus modelos de negócios, graças a facilidade de implementação e manutenção.
Download do Canvas
Quadrantes do Canvas
A maneira mais comum de se preencher um canvas é colando notas auto-adesivas, tipo post-it, em seus quadrantes. Em cada nota você deve anotar informações relevantes sobre o seu negócio e depois deve colá-la no quadrante apropriado. Durante todo o processo você deve sempre se focar em entender e esclarecer o seu modelo de negócios.
No livro “Business Model Generation”, são sugeridas algumas perguntas para você responder em cada quadrante. São elas:
Proposta de Valor/Value Proposition:
- Que valor será entregue para o segmento de clientes?
- Quais são os problemas dos clientes que a empresa ajuda a resolver?
- Quais são os produtos e serviços que são entregues para cada segmento de clientes?
- Que necessidades dos clientes estão sendo satisfeitas?
(Se quiser dicas para escrever sua proposta de valor, dá uma olha no meu texto “Como escrever uma Proposta Única de Valor“)
Segmento de Clientes/Customer Segments:
- Para quem está sendo criado valor?
- Quem são os clientes mais importantes?
Canais/Channels:
- Através de quais canais o segmento de clientes será alcançado?
- Como estão sendo alcançados hoje?
- Como os canais estão ligados entre si?
- Qual é o canal que funciona melhor?
- Qual é o canal que tem menor custo?
Relacionamento com Clientes/Customer Relationship:
- Que tipos de relacionamentos o segmento de clientes espera da empresa?
- Quais são os relacionamentos já estabelecidos hoje?
- Como estes relacionamentos estão integrados com outros aspectos do negócio?
- Quanto custam os relacionamentos existentes?
Recursos-Chave/Key Resources:
- Que recursos-chave a proposta de valor exige?
- E os canais de entrega?
- E os relacionamentos?
- E as fontes de receita?
Atividades-Chave/Key Activities:
- Que atividades-chave a proposta de valor exige?
- E os canais de entrega?
- E os relacionamentos?
- E as fontes de receita?
Parceiros-Chave/Key Partners:
- Quem são os parceiros-chave?
- Quem são os fornecedores-chave?
- Que recurso-chave a empresa consegue dos parceiros-chave?
- Que atividades-chave os parceiros-chave exercem?
Fontes de Receita/Revenue:
- Por qual valor o segmento de clientes está disposto a pagar?
- Pelo quê pagam atualmente?
- Como o segmento de clientes paga hoje?
- Como eles prefeririam pagar?
- Qual é a contribuição de cada fonte de receita para receita total?
Estrutura de Custo/Cost Structure:
- Quais são os custos mais importantes do modelo de negócios?
- Quais são os recursos-chave mais caros?
- Quais são as atividades-chave mais caras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário