terça-feira, 7 de julho de 2015

Dicas para aumentar os índices de ADESÃO AS PESQUISAS DE SATISFAÇÃO

Dicas para aumentar os índices de finalização de questionários



01Cada pessoa que responde uma pesquisa é preciosa. Como autor, sempre temos a esperança de que todos respondam a pesquisa até o fim para que consigamos ter relevância dentro da nossa amostra de usuários. Uma pesquisa com baixa taxa de conclusão pode levar a resultados tendenciosos, o que não é nada interessante para uma pesquisador ou para qualquer tipo de negócio.
Para aprender a maximizar o número de respostas completas, investigamos mais de 25.000 pesquisa diferentes realizados pela SurveyMonkey, cada qual com pelo menos 100 respondentes.
Apresentamos nossos resultados na Conferência Anual da Associação Americana de Pesquisa de Opinião Pública (AAPOR) e estamos animado para compartilhar, também com vocês, nossos resultados!
Mantenha as perguntas simples
Como acontece em qualquer conversa, sua pesquisa deve se inciar de uma forma amigavel. Pesquisas que se iniciam com uma pergunta simples, de múltipla escolha, possuem taxas de conclusão de 89%, em média. Em comparação, as pesquisas que começaram com uma pergunta discursiva tem sua taxa de conclusão reduzida a para 83 %. Podemos concluir que perdemos cerca de 100 pessoas em um questionário apenas porque a pergunta inicial parecia ser trabalhosa demais para os respondentes.
02
Não seja ganancioso
Pergunte apenas o que você precisa saber. Quando você envia uma pesquisa, você precisa levar em consideração que está tomando o tempo do seu respondente, e o tempo é algo precioso nos dias atuais. Não é novidade que longas pesquisas possuem taxas de conclusão mais baixas pois são mais entediantes e trabalhosas que pesquisas objetivas.
03
As chances de alguém completar sua pesquisa são diretamente relacionadas ao número de perguntas que a compõe. Enquanto um estudo com 10 perguntas tem uma taxa de conclusão de 89% , em média, um questionário com 20 perguntas já possui uma margem ligeiramente inferior, com 87%,  seguido de um com 30 perguntas com uma taxa de conclusão de 85%. Quando o questionário possui 40 questões, a taxa de conclusão é de 79%, caindo em 10 pontos percentuais da pesquisa com apenas 10 questões.
Então aqui fica a dica: pense sobre seus objetivos de pesquisa antes de escrever as perguntas. Depois de ter seus objetivos em mente, produza questões que te ajudem a lidar com essas metas e não pedem mais informações do que você precisa.
Não faça perguntas difíceis em sequência
Alguns tipos de pesquisa pedem perguntas mais complexas. Nesses casos, utilize uma escala de classificação para as respostas ou insira uma caixa de texto para tornar a tarefa do respondente mais simples. Pesquisas que demandam muita análise ou que possuem mais de 10 questões com alternativas possuem taxa de conclusão de  81% enquanto questionários que possuem apenas uma questão alternativa, 88%.
04
Como o gráfico acima mostra, o declive é ainda mais grave quando utilizamos perguntas abertas. Pesquisas com até 10 perguntas abertas têm uma taxa de conclusão de mais de 10 pontos percentuais a menos que aquelas com respostas pré-definidas (88% X 78%).
Não utilize muitas palavras
Quando construímos um modelo para descobrir quais atributos são necessários para aumentar a conclusão das pesquisas, o número de palavras utilizadas em cada pergunta entrou logo em cena. Descobrimos que cada termo adicionado a um enunciado gera um efeito negativo nas taxas de conclusão.
No entanto, existem alguma situações em que utilizar mais palavras se faz necessário. Por exemplo, “Você vai comprar um wearable?” não é uma pergunta tão fácil de responder como , “Qual a probabilidade de você comprar um dispositivo tecnologia wearable como o Google Glass ou uma Fitbit? ” Devemos ter em mente que a compreensão da questão é mais importante que seu comprimento em determinados momentos.
Resumindo:
  • Comece seus questionários com perguntas simples
  • Pergunte apenas o necessário
  • Limite o número de perguntas abertas ou complexas
  • Faça perguntas curtas, mas bem explicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário