quinta-feira, 7 de junho de 2018

BABOK 3 – Um breve resumo

BABOK 3 – Um breve resumo

por  | mar 5, 2018 |

Vamos começar?

O que é um BoK? O que é um Corpo de Conhecimento? É uma compilação das práticas executadas nos dias atuais pelos profissionais de uma determinada área. O BABOK, por exemplo, contém as atividades, técnicas e ferramentas que profissionais de análise de negócios utilizam no seu dia a dia.
Gosto de comparar o BABOK a uma grande caixa de Lego. Já brincou de Lego? Acredito que sim. Lego são aquelas pecinhas coloridas que você usa para construir o que você desejar. Inicialmente as peças de Lego vinham em uma caixa sem nenhum manual de instruções. Bastava encaixar uma peça na outra e deixar a imaginação fluir. Não havia um manual de instruções de tão simples que era brincar com Lego.
O princípio aqui é o mesmo. Você aprende as diferentes “peças” do BABOK, que são as tarefas, técnicas, ferramentas, para fazer análise de negócios. O BABOK também não tem uma receita. O BABOK não vai te dizer como fazer análise de negócios. Mas te diz o que você precisa fazer. Esse é o ponto!
Ao utilizar as práticas contidas no BABOK v3 você e sua empresa usufruem de 3 grandes benefícios:
1. Ser mais assertivo na identificação de problemas.
2. Ser eficiente e eficaz no trabalho de análise de negócios
3. Utilizar técnicas modernas e efetivas.
Para melhor compreender o conteúdo deste artigo e, posteriormente do BABOK v3, confira abaixo as 3 premissas fundamentais:
1. Análise de negócios não é sobre TI. É sobre identificar problemas e recomendar soluções nos mais diferentes níveis da organização.
2. Análise de negócios não pode e nem deve ser feita APENAS por analistas. O gestor pode e também deve fazer análise de negócios!
3. Análise de negócios é uma disciplina. É um mindset. Não é apenas um papel na organização.
O BABOK v3 está dividido em 6 áreas de conhecimento, 1 capítulo de competências fundamentais, 1 capítulo de técnicas e 1 capítulo de perspectivas. Nas próximas páginas você tem um resumo prático das 6 áreas de conhecimento, competências fundamentais e perspectivas listadas no BABOK v3.

BACCM – Modelo Conceitual Central de Análise de Negócios

O BABOK v3 identifica o modelo conceitual central de análise de negócios que define os 6 elementos principais da análise de negócios. Isso significa dizer que toda iniciativa de análise de negócios deve sempre levar em consideração esses elementos. Vamos ver cada um deles?
1. Necessidade
Necessidade é um problema ou oportunidade que a empresa quer resolver ou aproveitar. Uma necessidade de negócios precisa ser claramente compreendida para que o trabalho de análise de negócios seja eficaz.
2. Pessoas
Pessoas são indivíduos ou grupos de partes interessadas que tem necessidades que precisam ser satisfeitas.
3. Contexto
Contexto é o conjunto de elementos relevantes e que devem ser considerados em uma iniciativa de análise de negócios. A cultura corporativa, processos e regras de negócios são exemplos elementos que compõe o contexto.
4. Solução
Solução é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade. Para o BABOK solução vai desde uma mudança em um processo de negócio até a criação de um sistema de informação.
5. Valor
Valor é a utilidade ou importância de algo para alguém. Pode ser entendido como o conjunto de benefícios entregues.
6. Mudança
Mudança é uma transformação controlada que ocorre geralmente nas operações do negócio em função de uma necessidade.

1. Planejamento da Análise de Negócios

Essa é a área de conhecimento onde o profissional de análise de negócios aprende a planejar seu trabalho. Fazer análise de negócios não é sair pela empresa perguntando sobre o que precisa ser feito e apenas preencher o formulário de demanda.
O BABOK v3 cita vários artefatos que contribuem para o sucesso do trabalho de análise de negócios, como por exemplo, a abordagem da análise de negócios, a abordagem de engajamento das partes interessadas e a abordagem de gerenciamento da informação da análise de negócios.
Nessa área de conhecimento o BABOK v3 destaca 5 atividades que o profissional pode executar:
1. Planejar a análise de negócios
2. Planejar o engajamento das partes interessadas
3. Planejar a governança da análise de negócios
4. Planejar o gerenciamento da informação de análise de negócios
5. Identificar melhorias no desempenho da análise de negócios
Repare que aqui, quando se fala em planejar, não está se falando em criar aqueles planos super-ultra-mega complexos e imensos. Está se falando aqui que é necessário pensar, articular e analisar antes de fazer análise de negócios propriamente dita.
Um dos maiores desafios da análise de negócios é articular as diferentes partes interessadas nos interesses do negócio. Vamos falar a verdade? Nem sempre é fácil conseguir a colaboração das pessoas. Diversos interesses, e alguns deles às vezes conflitantes, podem colocar em risco o projeto em curso. Não é a toa a preocupação aqui nessa área de conhecimento de estabelecer com as partes interessadas uma parceria estreita.

2. Análise da Estratégia

Nessa área de conhecimento o profissional aprende a identificar corretamente a mudança, seus impactos e o porquê da mudança. É muito comum o profissional receber uma solicitação de mudança e encaminhá-la para o time de implementação sem ao menos procurar entendê-la. Isso foge completamente a missão e o papel do profissional de análise de negócios.
Nessa área de conhecimento o BABOK v3 destaca 4 atividades que o profissional pode executar:
1. Analisar o cenário atual
2. Identificar o estado futuro
3. Avaliar riscos
4. Definir a estratégia de mudança
No meu treinamento de análise de negócios eu explico bem detalhado essa área de conhecimento que para mim é uma das mais importantes no BABOK. É justamente nessa área de conhecimento que a necessidade do negócio é explorada e melhor compreendida.
Se o cenário de negócios atual não foi bem compreendido e não são se entende onde se quer chegar, como é possível recomendar a melhor solução? Fica difícil, não? Por isso a importância de entender corretamente o cenário atual e o resultado esperado futuro, para somente depois trabalhar no que realmente precisa ser feito.

3. Elicitação e Colaboração

Já nessa área de conhecimento o profissional aprende a extrair as informações das pessoas e do negócio necessárias para entender assertivamente a mudança e o que precisa realmente ser feito. É comum ver no mercado o profissional limitar a prática de elicitação a entrevistas com o cliente. Mas será mesmo que a elicitação é apenas entrevistar o cliente e perguntar a ele o que ele precisa?
Pra início de conversa a pior pergunta que você pode fazer ao seu cliente é justamente essa: Do que você precisa? O cliente até pode saber o problema que ele passa. Gosto de dizer inclusive que o cliente é um grande especialista na dor que ele experimenta em função do problema.
Mas será que ele sabe o que precisa ser feito para resolver o problema? É justamente aqui que entra o trabalho da análise de negócios.
Nessa área de conhecimento o BABOK v3 destaca 5 atividades que o profissional pode executar:
1. Preparar para elicitação
2. Conduzir a elicitação
3. Confirmar resultados da elicitação
4. Comunicar informação da análise de negócios
5. Gerenciar colaboração das partes interessadas
O profissional que faz análise de negócios precisa ir muito além das entrevistas e questionários. O BABOK aponta várias dessas técnicas e conceitos que incrementam a elicitação e contribuem para um ganho significativo na qualidade desse trabalho.
Uma dicas que eu dou no meu curso de formação é que o trabalho da elicitação tem que ser pareado. Isso significa que o trabalho de entender as necessidades das partes interessadas deve envolver, em alguns momentos, o trabalho de dois profissionais? A justificativa para isso se chama diversidade cognitiva.

4. Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Requisitos

Aqui o profissional aprende o ciclo de vida dos requisitos e como administrá-los de forma eficiente. Já aconteceu com você de ter que verificar o esforço de uma mudança e ter que ir na solução para verificar o tempo e custo envolvidos? Pois é. O BABOK aqui fala de rastreabilidade, priorização e tantos outros assuntos que tornam a vida do profissional muito mais fácil.
Nessa área de conhecimento o BABOK v3 destaca 5 atividades que o profissional pode executar:
1. Rastrear requisitos
2. Manter requisitos
3. Priorizar requisitos
4. Avaliar mudanças em requisitos
5. Aprovar requisitos
Olha quantos assuntos interessantes aqui! Será que você ainda faz análise de negócios como antigamente? Você ainda não tem um repositório de informações sobre o negócio? Não?!?!?!?! Isso tem que mudar!

5. Análise de Requisitos e Definição do Desenho

Nessa área de conhecimento o profissional aprende a detalhar e melhor compreender os requisitos. Já parou pra pensar quão desafiador é entender os requisitos? O que pode ajudar o profissional nesse trabalho? Entender as regras de negócio? Entender o processo? Tem muita coisa aqui que o profissional precisa aprender.
Durante a análise dos requisitos uma das atividades é garantir que os requisitos atendam a um padrão mínimo de qualidade. E que realmente entreguem valor para o cliente. Empresa alguma hoje tem recursos para queimar com trabalho mal feito com requisitos. Isso pode até resultar no insucesso do projeto!
Nessa área de conhecimento o BABOK v3 destaca 6 atividades que o profissional pode executar:
1. Especificar e modelar requisitos
2. Verificar requisitos
3. Validar requisitos
4. Definir arquitetura de requisitos
5. Definir opções de desenho
6. Analisar valor potenciar e recomendar solução
Olha só o item 6. Quão importante você considera saber realmente identificar o valor potencial de uma solução? E saber apontar os impactos de quando a solução for colocada em produção? Não basta apenas passar o bastão para o time de implementação.

6. Avaliação da Solução

Essa é a sexta e última área de conhecimento no BABOK v3. Ela fala justamente sobre o trabalho de verificar se a solução está pronta para ser colocada em produção. E também se a organização está pronta para recebê-la. Outra atividade aqui importante é identificar oportunidades de melhoria na solução para que as pessoas possam usufruir ao máximo de todo seu potencial.
Nessa área de conhecimento o BABOK v3 destaca 5 atividades que o profissional pode executar:
1. Mensurar o desempenho da solução
2. Analisar medidas de desempenho
3. Avaliar limitações da solução
4. Avaliar limitações da organização
5. Recomendar ações para aumentar o valor da solução
Avaliação aqui é palavra-chave. Saber identificar os impactos de uma solução que não está funcionando conforme o planejado é de suma importância para propor melhorias e garantir o retorno sobre o investimento feito.
Nessa área de conhecimento o profissional desenvolve o mindset pró-ativo de fazer análise de negócios. É mais que apenas reagir às demandas do cliente. É estar a frente, antever os problemas e criar um plano de ação eficaz. Que empresa não gostaria de ter um profissional com essa habilidade?

Competências Fundamentais

No BABOK, além estudar sobre as atividades executadas pelo profissional de análise de negócios, você também vai encontrar os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas para que esse profissional tenha êxito ao executar suas atividades no dia a dia.
Veja só algumas dessas competências que o BABOK diz ser importante:
1. Pensamento analítico
2. Pensamento sistêmico
3. Design Thinking
4. Saber solucionar problemas
5. Ser ético
6. Ser adaptável
7. Ser confiável
8. Ser organizado
9. Ter conhecimento do negócio, de soluções e do mercado
10. Saber se comunicar
11. Escutar ativamente as pessoas
12. Saber trabalhar em time
E muito mais! Uau!!! É muita coisa. E tem muito mais!!!
Hoje quando se fala em comunicação a verdade é que muitas pessoas “chovem no molhado”. Pois é. Mas o que realmente funciona para melhorar nossa comunicação? Eu gosto sempre de trazer elementos da Programação Neuro-Linguística para o dia a dia da análise de negócios, tornando a nossa comunicação realmente eficaz. Alguns desses elementos que eu trabalho no meu curso são:
● Espelhamento
● Rapport
● Níveis neurológicos
● Modelo S.C.O.R.E.
● Meta-programas
● Crenças limitantes
Tudo isso aplicado a análise de negócios. Os resultados no dia a dia são incríveis.

Perspectivas

O BABOK cita 5 perspectivas de análise de negócios. Uma perspectiva pode ser entendida como as lentes que o profissional de análise de negócios utiliza para melhor identificar as atividades, ferramentas e técnicas que devem ser utilizadas. A análise de negócios não está limitada a estas 5 perspectivas. Existem várias outras!!!
As 5 perspectivas que o BABOK enumera são:
1. BI – Business Intelligence
2. TI – Tecnologia da Informação
3. BPM – Gerenciamento de Processos de Negócios
4. Arquitetura de Negócios
5. Ágil
Para cada uma dessas perspectivas um conjunto de tarefas, técnicas e ferramentas são recomendadas.
Diferente do que muitos podem pensar, análise de negócios é feita em contextos ágeis. A disciplina continua válida, até porque, quem não precisa identificar se está entregando valor ou apenas funcionalidades?

Como colocar tudo isso em prática?

Bem, depois de conferir os principais assuntos contidos no BABOK v3 você deve estar se perguntando: Como eu me torno um analista de negócios? Como eu coloco tudo isso em prática? Eu tenho meu curso de formação O Analista de Negócios que ministro nas modalidades online e presencial. Para mais informações é só utilizar o link http://oanalistadenegocios.com/.
Nesse curso você deixa de ser um garçom de luxo e se torna “o” analista de negócios.

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